O que devo fazer para trabalhar com otimização de sites?

O que devo fazer para trabalhar com otimização de sites?

Cristiano Ronaldo divulga trailer de documentário sobre a sua história
28 de setembro de 2015
Cursos gratuitos online do Khan Academy agora estão em português
29 de setembro de 2015
Show all

O que devo fazer para trabalhar com otimização de sites?

Conforme o Marketing Digital avança no Brasil, o mercado de atuação para os profissionais especializados nas suas diversas ramificações fica mais promissor. Um desses braços é a otimização de sites, ou seja, um conjunto de técnicas empregados para que os sites se posicionem melhor nos resultados de buscas (Google, Yahoo!, Bing etc.).

Atraídos pelas inúmeras oportunidades que surgem, muita gente tem se perguntado o que é preciso fazer para ser um profissional de otimização de sites. Quais as competências e habilidades para atuar nessa área?

Você já se perguntou isso ou já pensou em trabalhar com SEO? Veja aqui o que você precisa fazer para seguir esse caminho profissional.

O que é, afinal, otimização de sites?
A otimização é o trabalho de tornar um site e suas inúmeras páginas tecnicamente melhores para que sejam lidos pelos mecanismos de buscas e classificados entre os primeiros resultados para que cheguem até o público-alvo.

A otimização de sites pode ser compreendida a partir de conceitos como SEO, SEM, link building, key words etc. Conheça aqui os principais deles:

SEO
SEO ou Search Engine Optimization (otimização dos motores de buscas) é o nome dado a atividade que tenta melhorar a classificação dos motores de buscas. No resultado de mecanismos como o Google, por exemplo, são exibidos links para páginas que ele considera relevantes e autoritárias. Em termos simples: SEO refere-se à capacidade que as páginas da web têm de se classificar bem no Google. Portanto, o profissional de SEO está preparado para pensar na engenharia por traz do site para potencializá-lo para o Google (linguagem, visual, conteúdo etc.).

SEM
Já SEM é a abreviatura de Search Engine Marketing. SEM é um tipo de marketing na internet associado à pesquisa, apresentação e posicionamento de um site dentro de motores de busca para alcançar a máxima visibilidade e aumentar o tráfego dos sites. O termo marketing não está ali por acaso, o SEM abrange também os anúncios — aqueles que colocam determinadas empresas no topo das páginas nos resultados de buscas. Ou seja, além dos fundamentos do SEO, é importante que se conheça o marketing aplicado à otimização de sites.

Link building
Quanto mais uma página é referenciada em outros sites, mais ela ganha relevância para o Google. Se uma grande quantidade de sites inserir links para essa página, ela tende a ser vista como muito importante para os motores de buscas e isso a coloca no topo dos resultados, podendo ser encontrada mais facilmente pelos usuários.

Essa capacidade de conseguir ser referenciado por outros sites é chamada de link building. Ela pode ser conseguida naturalmente, com um conteúdo altamente relevante, ou por meio de técnicas e ações como inscrições em diretórios ou social bookmarkings.

Keywords
Também cabe ao profissional de otimização de sites fazer pesquisas de palavras-chave que possam alavancar um conteúdo ou então como as pessoas chegam até determinada página, quais as palavras-chave que elas digitam. Isso é conseguido por meio de ferramentas como o Google Analytics, dentre outras, e exige um certo poder de análise.

Dicas de formação
A otimização de sites pode ser muito útil não somente para profissionais de marketing, mas também para jornalistas e publicitários ou qualquer um que estiver de alguma forma envolvido com a criação e divulgação de conteúdo na web.

A seguir, veja algumas dicas de cursos e conteúdos que você pode buscar para se tornar um especialista em otimização de sites:

Cursos
A graduação em qualquer área do conhecimento pode ser muito útil para o profissional de SEO. Isso porque não existe ainda um curso superior destinado a isso. O que muitas instituições de ensino já oferecem são cursos de extensão, atualização e especializações em marketing digital que também abrangem SEO. Também existem os cursos online de sites como Conversion, SEO Master e Escola do Marketing Digital. Veja abaixo outras dicas:

– Se você não tem nenhuma formação, opte por um curso de marketing digital. Este também pode ser uma especialização para alguém que já é formado;

– Entenda o básico de HTML, busque cursos, inclusive online, que possam te ajudar a entender os fundamentos dessa linguagem de programação utilizada para desenvolver sites;

– Busque entender quais os formatos de conteúdo que melhor funcionam para o SEO, para isso, faça algum curso de Content Marketing ou Inbound Marketing;

– Faça cursos livres de SEO, há muitos online (e gratuitos!), inclusive.

Livros
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Conversion, mais de 91% dos profissionais de marketing brasileiros dizem que suas faculdades não os preparam para trabalhar com SEO. Ou seja, a base da formação é basicamente autodidata.

Além de buscar cursos de especialização ou atualização é, portanto, muito importante buscar conhecimento por conta própria, principalmente por meio de livros e artigos de especialistas. A Rock Content preparou um guia para quem é iniciante nesta área.

Veja essa lista de livros:

Otimização para mecanismos de busca — A Bíblia. Escrito por Jerri Iedford, esse livro é recomendado para quem está começando agora, pois nele estão descritos os conceitos e fundamentos do SEO;

Otimização de Sites: Aplicando Técnicas de otimização de sites com uma abordagem prática. Erick Beltrami, o autor, oferece uma abordagem prática, inclusive mostrando sugestões e falando de melhores práticas dessa técnica;

A arte do SEO. O autor desse livro, Eric Enge, já trás uma abordagem bem mais aprofundada. É aconselhável para um estágio em que as pessoas já estejam ambientadas no assunto e é considerado um dos melhores livros sobre o assunto em todo o mundo.

Para concluir, como vimos, existe um conjunto de habilidades que precisam ser desenvolvidas para se trabalhar com otimização de sites. É um caminho que exige fome de conhecimento e pesquisa constante. Uma dica muito legal é você testar o que for aprendendo num site ou blog próprio, assim, você vai praticando e, quem sabe, consegue até montar um portfólio com resultados práticos para mostrar aos recrutadores quando surgirem oportunidades.

Fonte: Tutano 

Julcenei Cardoso
Julcenei Cardoso
Admiro Dalai Lama, mas prefiro Sun Tzu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *